Depois de dois textos dedicados a esta reabertura, partilho quatro imagens da nova Ourivesaria Aliança, agora Tous. Recebi o press que fala da viagens aos interiores de Luís XIV, mas pelos laços e grinaldas é mais Luís XVI, não concordam?. Isto porque os interiores de Luis XIV revelavam vermelhos sangue e verdes escuros predominantes no Barroco Françês, que nada têm a ver com as cores de gelado e a presença muito feminina de Maria Antonieta e linhas neoclássicas.

E sim este é ‘um espaço histórico com um enorme valor artístico e um grande significado para os lisboetas. Durante anos esta foi a morada da célebre Ourivesaria Aliança e, quando a loja fechou, muitos temeram pelo futuro deste espaço, uma verdadeira Versailles em ponto pequeno’. Como se sabe Versailles atravessou vários reis e na minha opinião é um erro remeter os interiores a Luis XIV como recebi no press release.

Factos históricos e cortinas cor-de-rosa que não gostei à parte, a catalã Tous recuperou a morada emblemática ‘comprometendo-se a manter o património histórico e a dar-lhe uma nova vida, aproveitando não só o requinte do espaço interior, caracterizado por molduras de gesso, bem como obras do famoso pintor português Artur Alves Cardoso, mas também a excelente localização, num dos lugares mais emblemáticos e movimentados de Lisboa – o Chiado. O processo de reabilitação incluiu a restauração completa da fachada, datada de 1914, bem como os frescos, molduras e móveis’.

Pois aqui verdade seja dita, nós lisboetas temos de agradecer ao universo haver uma Tous da vida, que não só agarrou na loja, mas que ao fazê-lo não a tenha estragado para sempre. Parece surreal a frase que acabei de escrever mas no meu país estraga-se muitas vezes património e assim de repente estou a lembrar-me de uma amiga, que adoro que arrancou os estuques da parece para colocar o sofá… sem comentários é o que dá a mortes às elites eruditas dos séculos passados.

Sobre a marca Tous, a mesma ao contrário do que possa parecer (para mim foi uma surpresa) foi fundada em 1920. Como uma empresa de cunho familiar defende  joias inovadoras feitas artesanalmente assim como  acessórios, perfumes e relógios. Com sede em Barcelona, está presente em 45 países contanto com cerca de 400 lojas em todo o mundo. Eu termino este texto com um agradecimento e atrevo-me a dizer que Tous do Chiado deverá no meio de tanta loja Tous, a mais bonita.