Numa das ruas mais famosas da Madragoa, a nova Osteria estende o que de muito bom e simples se tem feito em Lisboa nos últimos anos. Pela mão da Tânia Martins – uma das fundadoras da Taberna Ideal, Petiscaria Ideal e Pharmácia – e pelo taleto de Quiara, uma italiana que a viver em Portugal há já alguns anos, conseguiu com a ajuda de Tânia lançar a grande lufada de ar fresco que nasceu na nossa cidade.

O grande sentido de receber os clientes como amigos, continua a ser um grande legado de Tânia e a energia contagiante da Quiara conquista qualquer viajante da cidade, que chegue para provar os seus pratos originais. Se vêm a procura de pastas e esparguete bolonhesa, será antes surpreendido por comida italiana genuína e verdadeira. Não o que dão aos turistas, mas o que eles – os italianos – realmente comem. Peça para ver a folha dos dez erros mais comuns da comida italiana e perceberá o que por aqui escrevo.

Sustentado por uma história de amor que se sente no movimento da casa, também as paredes respiram valores fundamentais, na nobreza desta morada. Quiara chega a ter a sua família colada na parede, ao lado de manifestos e símbolos que refletem o seu país e convicções sempre fortes e apaixonadas.

Na senda da partilha, as doses chegam para dois e tudo o que provei é magnificamente delicioso. Acima de tudo genuíno, verdadeiro, na qualidade dos ingredientes e na entrega que se sente. Um lambrusquini de frutos vermelhos e uma foccacia acolhem-nos. Ambos deliciosos são oferta da casa. Uma salada de espinafres com tomate seco, Agnolotti Arrosto e uma Lasagna Carasau confirmaram-me a vontade do regresso. As sobremesas um gelado de pera com ricotta delicioso. Tudo excelente que com vinho e café ficou por €13,50 por pessoa. Nos tempos que correm o preço qualidade e a tamosfera descontraída marcam muitos pontos no meu caderno de registos da cidade.

Com apenas uma semana de vida a osteria esteve cheio, e a qualidade promete ser difícil marcar mesa no futuro. À Quiara agradeço a grande simpatia, entrega  e enorme talento, à Tânia agradeço a sua capacidade de trabalho e de regressar e inspirar projetos onde as barreiras entre clientes e equipa ser uma linha desfocada, fazendo das moradas que toca lugares especiais, onde nos sentimos sempre tão bem e que tanto têm fazem pela marca da cidade. Este será mais um a boa porta a descobrir, claro se conseguirem marcar mesa, já que é sem dúvida mais um grande achado na nossa Lisboa.

Osteria
Rua das Madres 52- 54 Lisboa
Tel. 213 960 584

esta plataforma Atlântica no facebook está aqui