Pin it

“Desde pequeno que sonho abrir uma pizzaria… talvez por o meu pai ter tido uma das primeiras pizzarias em Portugal, talvez por me sentir fascinado pela forma como as pizzas viajaram pelo mundo, talvez por adorar o ambiente familiar e alegre das pizzarias, talvez por adorar novos desafios e, muito provavelmente, por tudo isto.” São estas as palavras com que o chef José Avillez  partilha o sonho de ter sonhado a sua pizzaria, uma morada que é uma verdadeira homenagem a Lisboa.

Pin it
Pin it

Como o coração sempre inteiro a tudo o que se entrega, este seu novo projeto reflete o enorme sentido de missão de elevar Lisboa ao nível de tantas outras cidades do mundo, por isso a mistura dos melhores ingredientes italianos com petiscos portugueses em receitas que nos chegam pelos nomes do bairros da cidade.  Da Graça a Alfama da Mouraria à Liberdade, passando pela Bica, Carmo há ainda receitas para homenagear o Fado, as Sete Colinas ou as saudosistas Caravelas.

Pin it
Pin it

E assim, num dia de sol de Lisboa, um pouco abaixo do Cantinho do Avillez, ao experimentar a Pizzaria Lisboa tive a sensação de que parte do Chiado está também a tornar-se o quartier deste chef  português, a quem tanto devemos. O tanto que tem feito pela nossa marca e pelo movimento da nossa cidade no seu potêncial de excelência, oferecendo à cidade sabores mediterrânicos, num ambiente muito familiar. Tão familiar que nas paredes da pizzaria os seus dois filhos fazem parte de mais uma das suas grandes partilhas de coração cheio. O espaço é muito acolhedor, e a primeira sensação de quem entra é de intimidade.

Na senda do sonho de bem servir Portugal e os seus viajantes, nasce assim a Pizzaria Lisboa que além de pizzas, boas saladas, massas, risottos tem ainda as mini pizzas como sobremesas irresistíveis. Pela experiência confirmo a excelência de uma pizzaria que não é mais uma, já que para implementar o sonho, o chef príncipe do Chiado encomendou o melhor forno a lenha do mercado, procurou a melhor “farinha 00”, trouxe tomate San Marzano, mozzarella fior di latte e vários ingredientes portugueses de qualidade superior. E isso nota-se quando as saboreamos.

Do couvert destaco a manteiga de trufa branca, e se os risottos já são famosos na boca do povo, eu quis experimentar a massa das pizzas, para ver o quão longe o nosso Zé conseguiria ir, já que avalio sempre as pizzas mais pela qualidade da massa. “Chiado” foi a eleita com tomate, mozzarela alcachofras,mozarella de búfula, presunto de Chaves e orégãos a acompanhar com verdes que nunca dispenso com uma Salada de alfaces novas com alcachofras, parmesão e vinagreta de balsâmico branco. Adorei tudo e a minha companhia também. Para beber recomendo o chá frio da casa que e para terminar em beleza uma mini pizza muito crocante, com Nutella e morangos.

Rematando com as suas palavras, “a minha paixão pela cozinha é enorme e não há nada que me entusiasme mais do que pensar num conceito, criar um menu, procurar os melhores ingredientes, aperfeiçoar as receitas e criar o cenário ideal para o servir. O nome surgiu da vontade de homenagear esta cidade que, para mim, é das mais bonitas do mundo”. Elevando Lisboa ao mundo, hoje elevo eu o chef como inspiração a seguir, um homem que nunca pára de nos surpreender, sempre o coração ao alto na entrega e na excelência.

PizZAria Lisboa
Rua dos Duques de Bragança, 5H  Lisboa
Tel. +351 211 554 945
Seg a Sex do 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 00h
Sáb do 12h30 às 16h30 e das 19h30 às 00h
Dom do  12h30 às 22h
(tem serviço de take-away)
www.joseavillez.pt
facebook aqui