100 years Leica Wetzlar © Sancha Trindade (1)Pin it

Não é todos os dias que uma marca tão icónica faz 100 anos e assim aconteceu com a Leica na semana passada em Wetzar, onde fica a nova sede. Onde quer que Oskar Barnak esteja, o visionário e criador da primeira Leica (a primeira do mundo em pequeno formato) deverá com certeza orgulhoso do carisma da sua marca.

A inauguração do novo edifício, exposições comemorativas, livros que marcam cem anos de vida, visita à fábrica, churascos à beira de um lago, discursos primorosos, concertos elevados e um leilão de peças únicas que fizeram as delícias de tantos amantes e coleccionadores. Nunca tinha visto tanta Leica junta. De todas as formas idades e feitios, até com lentes de ouro, a iluminar muitos dos fotógrafos do mundo quem que cruzei nos corredores. A genialidade de Elliott Erwitt ou a simpatia de Nick Ut que quando se apresentou na mais bonita humildade esbracejava cachos de sorrisos.

Aqui vos deixo uma viagem de imagens dos dois dias de evento e três videos que valem muito a pena. Mais a baixo ainda um link do Fotografia Total de Luiz Carvalho que tão bem cobriu a reportagem, e da qual estendo a humildade das minhas palavras.

100 years Leica Wetzlar © Sancha Trindade (6)Pin it
100 years Leica Wetzlar © Sancha Trindade (47)Pin it
100 years Leica Wetzlar © Sancha Trindade (32)Pin it
100 years Leica Wetzlar © Sancha Trindade (42)Pin it
100 years Leica Wetzlar Elliott ErwittPin it
100 years Leica Wetzlar Nick UtPin it

Vejam também a fantástica reportagem do Luiz Carvalho Fotografia Total aqui