Pin it

Como a partilha de um pão feito à moda antiga, os recantos da cidade ensinam-nos o significado da melhor das decadências. A cidade está mais despretensiosa e ainda bem.

Esta Lisboa espantosa
Num conceito ‘BBB’, de bom, muito bonito e barato, ‘é demasiado comum associar-se hedonismo a uma possível corrupção moral, em que a culpabilidade não só co-existe com o conceito como domina a percepção da perseguição hedónica, e como conceito é exactamente isso que o restaurante The Decadente tenta rejeitar.’ A mensagem é de prazer e de busca constante pela versão mais viva de Lisboa. Com direito a um terraço, um bar lounge e noites de música ao vivo, vale a pena descobrir uma das grandes promessas do Príncipe Real, o melhor restaurante qualidade preço que conheci nos últimos tempos. Há um grande elogio aos produtos nacionais – entregue-se ao cheese cake de queijo da serra com geleia de tomate – e ao brunch de fim-de-semana que não chega aos €4 e que vai deliciar a cidade de espanto.
The Decadente Restaurante & Bar
Rua de São Pedro de Alcântara, 81 Lisboa
Tel. 213 461 381
www.theindependente.pt

Cool Vintage
Sempre com uma qualidade extraordinária, o novo canto de um dos chefes mais dinâmicos da cidade, estende mais uma vez a sua luz no Chiado, desta vez num formato descontraído. Sem perder a sofisticação a que sempre nos habituou, este cantinho do chefe José Avillez oferece uma grande variedade de petiscos, pregos, entradas, pratos e sobremesas – não deixe de provar a sobremesa ‘Avelã ao cubo’ – sempre com influências de viagens. As paredes respiram objectos vintage alusivos à cozinha, há azulejos Viúva Lamego, louças Costa Nova, Vista Alegre, Vida Portuguesa e Bordalo Pinheiro. É tão simples fazer bem.
O Cantinho do Avillez
Rua Duques de Bragança, 7 Lisboa
Tel. 21 199 23 69
www.cantinhodoavillez.pt
Ter a Sáb 12h30 às 15h00
Seg a Qui 19h30 às 00h00
Sex a Sáb 19h30 à 01h00

O melhor bom dia do mundo
Na Miolo, não há espaço para carcaças, vianinhas ou papo-secos. Rendida a um pão de qualidade topo de gama, as variedades passam pela espelta, a aveia, o centeio, a cevada e o kamut, misturados com tâmaras, nozes, canela ou noz-moscada. Sem qualquer tipo de fermentos químicos e aditivos e fermentado naturalmente a Miolo está a iluminar os melhores bom dia’s da cidade.
Miolo
À venda no Brio, Delideluxe, Miosótis, Mercearia da Vila em Cascais, Quinta do Saloio no Estoril.
Encomendas 214 862 216
www.miolo.pt
A partir de €2

publicado a 1 de Outubro de 2011 na revista Única do Expresso