1 The Vine 1Pin it
GQ MadeiraPin it
GQ PortugalPin it

Viver a Madeira é viver Portugal em forma de descoberta de todos os pequenos paraísos que pode oferecer um arquipélago no Atlântico. Morada de um dos mais elogiados poetas portugueses, que mesmo na distância aclama os dias de todos aqueles que gostam de explorar o coração das experiências, José Tolentino Mendonça conduz-nos ao poder desta ilha que guarda uma palpitação maior do que os olhos vêm. E se nas suas palavras nos sentimos penitentes por ‘estar tão pouco onde estamos’ esta será uma ilha para nos entregarmos à beleza revigorante de uma levada ou aos recantos mais improváveis da ilhas.

Na curta distância de um avião, um arquipélago de contrastes oferece-nos experiências que muitas vezes imaginamos apenas em terras distantes. E em toda a agitação que o Funchal pode oferecer é na natureza que se descobre o coração pulsante da ilha. Houvesse tempo e seria um privilégio passar a viagem a fundirmo-nos com o sagrado de todas as levadas, caminhos de muitas horas montanha a dentro, num percurso que apenas tem como guia, a levada de água da natureza à sede das populações.

Nas escolhas do elogio ao sonho, o The Vine Hotel no centro da cidade será a opção mais urbana e trendy do Funchal. Com interiores escolhidos a dedo pela famosa designer que já é um cartão-de-visita madeirense, Nini Andrade e Sousa inspirou-se em linhas direitas que sofisticadamente se fundem com os materiais da natureza. Com quartos distintos por andar, o tema das vinhas eleva as quatro estações do ano. Dentro do The Vine, o UVA é um dos melhores restaurantes de degustação da Madeira e na sua extensão, um terraço com piscina que costuma ser uma das moradas mais desejadas para assistir os fogos de artifício sempre o Funchal manifesta a sua alegria.

Com uma das melhores vistas do Funchal e da beleza tranquila do Choupana Hills Resort & SPA nas escarpas mais altas da ilha, há ainda a Casa Branca um boutique hotel de 5 estrelas. Será este o templo para observar o Funchal e o mar ao longe numa das varandas dos bungalows que fazem as delícias da contemplação. Com uma carta especial de room service a originalidade e o bom serviço será a opção mais privilegiada a uma viagem para descanso total.

Perto da cidade, na Quinta da Casa Branca as janelas abrem-se aos jardins exóticos e à sua beleza envolvente com o privilégio do azul profundo do mar ao longe.Com espaço para fazer caminhadas também dentro de portas, a Quinta da Casa Branca é um elogio à arquitectura, tendo recebido um prémio de Arquitectura da cidade ainda no século XX.

O melhor restaurante da ilha habita uma das varandas de um dos hotéis mais emblemáticos da ilha da Madeira. O Villa Cipriani do Reid´s Palace Hotel é o toque de Midas da gastronomia. Com uma vista esplendorosa sobre as águas do Atlântico a experiência será inesquecível pela qualidade dos ingredientes da ilha aliada a uma confecção sublime. Lá poderá provar vinho da Madeira, mas também o Marsala que imortalizou uma das frases mais bonitas da fita ‘O Leopardo’ de Visconti. Nas entradas destaca-se a Terrina de pato com pesto de tomate seco e tosta focaccia ou o Carpacio de filete de vaca marinado com zimbro, um dos ingredientes da ilha.Nas saladas, a de lavagante e abacate à moda do Reid´s com vinagre balsâmico e ainda a Sopa de peixe com tomate, vinagre e açafrão. Nas massas o Tagliatelle com molho cremoso de lagosta, camarão e ervilhas ou o Ravioli de boletos com óleo de trufas e queijo parmesão. Uma mistura de uma das melhores cozinhas italianas com os excelentes ingredientes da ilha da Madeira.

Longe do turismo do Funchal há ainda a ilha onde vale a pena fechar os olhos. Conhecida por ser um santuário natural no meio do Atlântico, a praia de areias finas e infindáveis alcançam nove quilómetros de paraíso. Apenas a duas horas de barco é no areal dourado que vale pena desligarmo-nos do mundo e entregarmo-nos a um descanso, um descanso chamado azul.

crónica publicada na edição de Outubro de 2011 na GQ

Agenda de bordo
www.easyjet.com
www.visitmadeira.pt
Choupana Hills Resort & SPA
Travessa do Largo da Choupana, Funchal
Tel. 291 206 020
www.choupanahills.com
Quinta da Casa Branca
Rua da Casa Branca, 7 Funchal
Tel. 291 700 770
www.quintacasabranca.pt
The Vine Hotel
Rua dos Aranhas, 27A Funchal
Tel. 291 009 000
www.hotelthevine.com
Restaurante Villa Cipriani do Reid´s Palace Hotel
Estrada Monumental 139, Funchal
Tel.291717171
www.reidspalace.com
Rota dos Cetáceos
291 280 600/ 918 828 242
www.rota-dos-cetaceos.pt
Porto Santo Hotel & Spa
Campo de Baixo, Porto Santo
Tel. 291 980140
www.hotelportosanto.com