Funchal 00Pin it
VoguePin it

Num Verão em que Portugal se espelha vulnerável, é importante apontar para destinos dentro das nossas privilegiadas fronteiras. E se ajuda as contas portugueses ir para fora cá dentro, o deslumbre de uma ilha fascinante ganha ainda mais luz no arquipélago da Madeira. Estamos em casa.

Num contraste de uma ilha turística, há sempre esquinas que valem a pena, moradas onde o elevado descanso de férias faz sentido em moradas como o The Vine Hotel ou o Choupana Hills Resort & SPA. Com duas experiência completamente diferentes, o primeiro, no centro do Funchal é uma merecida homenagem ao vinho, enquanto o segundo esconde-se no meio da ilha, numa distância prodigiosa ao abraço do mar admirado de longe.

Intenso, sofisticado, e de esplendorosas linhas direitas, o The Vine Hotel respira um luxo simples, com uma enorme comunhão às formas mais sólidas da natureza. Desenhado pelo arquitecto catalão Ricardo Bofill, em colaboração com o arquitecto João Francisco Caires, o Hotel The Vine eleva-se pelos seus interiores da autoria da madeirense Nini de Andrade Silva. Com o trabalho desenvolvido para o The Vine, a designer que se inspirou no vinho e nos seus ciclos de produção, aliados às quatro estações do ano, recebeu, da ‘European Property Awards’, o prémio de interiores; da ‘European Hotel Design Awards’, o galardão na categoria suites; e o prémio do World Architecture Festival 2009, na categoria Interiores & Fit Out.

Oferecendo tons e atmosferas diferentes, as suites mais bonitas estão no andar do Inverno, onde o verde dourado nos envolve nas mais puras e elegantes linhas rectas, que através das janelas se misturaram com a vida da ilha e uma das mais bonitas vistas do Funchal.

Na extensão aos elementos da natureza, será invulgarmente relaxante entregar-se a uma sessão de Vinetherapy, no The Spa. Também um jantar de cozinha de autor no UVA onde as boas escolhas da carta se alargam a: um Gaspacho de tomate, tomate recheado com legumes e épautre, pequenas gambas salteadas com alho e salsa e ao consommé frio de lavagante e erva caninha, legumes da época condimentados e cauda de lavagante assado. Também o Filete de linguado cozido a vapor, tártaro de tomate com óleo de basílico, espargos verdes cozidos e crus, emulsão de suco de moluscos ou à Posta de robalo em crosta viennois, barigoule de legumes com cardamon. Nas sobremesas, o macarron de morango e toranja, molho de morango com pimenta suave da Tâsmania e sorvete, e a divina Taça de framboesas, litchi e pétalas de rosas. Com o tempo sempre quente da ilha, poderá jantar no Terraço 360º com uma vista que homenageia o nome.

Mais recatado e situado no topo de um dos pontos mais altos da ilha da Madeira, o Choupana Hills Resort & SPA é uma morada idílica, rodeada de um verde intenso, que só termina quando chega ao oceano. Os aromas, as linhas simples da arquitectura e interiores do hotel, transmitem uma tranquilidade que apenas imaginamos numa viagem longínqua. Mas o melhor de tudo será o abraço visual às luzes do Funchal, envolvidas pelo mar que se testemunham na varanda do bungalow. Com dois bungalows tamanho família e quatro suites, as cabanas sofisticadas estão decoradas com materiais exóticos que casam em harmonia com os materiais tradicionais da ilha.

Na contínua fusão ao lado mais calmo da natureza, o Choupana Hills Elemis Spa que disponibiliza os mais diversos tratamentos e terapias faciais e corporais como a esfoliação, envolvimentos, rituais exóticos, massagens variadas, reflexologia e experiências termais. As massagens têm a particularidade de poderem ser vividas ao ar livre.

Também na varanda poderá viver uma das experiência gastronómica mais intimistas da ilha. À luz das velas e transportado num cesto de piquenique, poderá ter a oportunidade de saborear gambas tempura com arroz de coentros e Mango Thai, uma Salada de atum à la plancha e ovos de codorniz e outras refeições leves. Para sobremesa, crepes recheados com requeijão, compota de abóbora e molho de caramelo que poderá acompanhar com um delicioso vinho da Madeira, enquanto abraça com os olhos a beleza da lua sobre a Madeira.

Nas actividades ao ar livre, descobrir a ilha é um privilégio mas, depois de um passeio a acompanhar as levadas de água, é no mar que poderá viver um dos momentos mais sagrados da viagem. Sustentados no lema de que a origem da vida na Terra está nos oceanos e o futuro também, não deixe de nadar com os golfinhos num mergulho idílico nestas tão privilegiadamente nossas poderosas águas atlânticas.

crónica publicada a 4 de Outubro de 2011 na Vogue 

Voo para o Funchal
www.easyjet.com
The Vine Hotel
Rua dos Aranhas, 27A Funchal
Tel. 291 009 000
www.hotelthevine.com
Choupana Hills Resort & SPA
Travessa do Largo da Choupana, Funchal
Tel. 291 206 020
www.choupanahills.com
Rota dos Cetáceos
291 280 600/ 918 828 242
www.rota-dos-cetaceos.pt