Pin it

O Urbain Trail Night Race anda a inundar de luz a noite da cidade. Apanhei-os em Lisboa dia 22 de Setembro quando jantava no Chinês Clandestino na Mouraria (a merecer um post em breve) e os três mil vultos amarelos fluo com as lanternas movimentavam-se como pirilampos humanos em grande estilo entre ruas e vielas.

Pin it

O Urbain Trail Night Race traz um conceito original às cidades, aliando a prática desportiva à componente histórica e cultural das cidades onde se realizam. A realização de provas em circuitos urbanos, procura assim trazer de volta a vida ativa ao centro das cidades. Ao mesmo tempo, alia-se o desporto ao turismo e à cultura e ao lazer.

‘No Porto o número máximo de inscrições rondava os cinco mil, mas a estes juntaram-se mais de quatrocentas crianças e mais de três centenas de curiosos que acabaram por seguir também na caminhada. Foram, então, perto de seis mil aqueles que, na noite de sábado, fizeram um percurso, para muitos, “fantástico” por pontos emblemáticos das cidades do Porto e de Gaia, na primeira «Porto Urban Night Race», Pela noite correram e andaram seis mi l pessoas pelas ruelas e escadarias do centro histórico, enchendo com as suas luzes, obrigatórias, zonas como a Ribeira, a Sé, a Muralha Fernandina, a Ponte do Infante, o Mosteiro da Serra do Pilar ou as Caves do Vinho Porto, numa imagem única e inesquecível.

“Mais do que uma prova ou competição, isto é um evento. É importante aproximar as pessoas das cidades e esta ação permitiu a ligação com zonas mais esquecidas. As pessoas adoraram ter tanta gente a passar às suas portas, em locais tantas vezes esquecidos”.

Bem verdade. Videos aqui. Boa iniciativa e queremos Coimbra já de seguida.

Pin it
Pin it
Pin it