Pin it

Malte, lúcia-lima, gengibre, coentros e casca de laranja doce, são os ingredientes escolhidos para a receita criada pela Sovina, marca portuguesa de cerveja artesanal, nascida em 2011, e “a cidade na ponta dos dedos”, uma plataforma digital que ganha vida pelas mãos de Sancha Trindade, sua fundadora. Para comemorar um ano desde que o blog, com o mesmo nome, passou a site, Sancha juntou-se à marca portuense para criarem uma edição limitada de cerveja, com sabores que associa à sua infância, personalidade e ao verão.

Apresentado recentemente em Lisboa, este é um produto que tem como missão homenagear Portugal e fazer com que o país não desista de acreditar em si próprio. “A ideia de criar uma Sovina Atlântica que comemorasse um ano da plataforma Atlântica acidadenapontadosdedos.com e homenageasse Portugal surgiu quando visitei a fábrica desta poderosa cerveja artesanal em Dezembro de 2012. Estávamos longe dos dias quentes, mas porque admiro marcas artesanais, propus ao cervejeiro Arménio Martins, que feliz aceitou a loucura”, conta Sancha Trindade.

A receita surge numa garrafa em que o símbolo é a andorinha do logótipo da “cidade na ponta dos dedos” e uma carica amarela que representa, segundo os parceiros envolvidos na sua criação, o sol português. “Estou muito contente do que conseguimos em equipa e da frescura do produto final, com a ajuda do cervejeiro Arménio Martins, que é também um designer de mão cheia. E só podia, já que a marca Sovina é um rasgo nacional, um testemunho de perseverança e excelência das pequenas empresas nacionais”, afirma Sancha Trindade.

É também para dar o exemplo de que marcas e pessoas se podem unir para criar produtos e desenvolver ideias que dinamizem o mercado nacional, que Sancha se juntou à Sovina. “Gosto de portugueses estoicos que aceitam desafios ambiciosos e foi um grande desafio colocar os aromas do Atlântico na cerveja artesanal. Portugal precisa, mais do que nunca, de partilha e de associativismo entre marcas, empresas e pessoas. Espero que a Sovina Atlântica inspire o associativismo e a sinergia entre as pessoas e as empresas”, afirma Sancha Trindade.

A cerveja está disponível, por exemplo, na Mercearia das Flores e na loja Vida Portuguesa, no Porto, ou na Taberna da Rua das Flores, a Mimosa da Lapa ou o Velocité Café em Lisboa.

Mas esta não é a primeira vez que “a cidade na ponta dos dedos” se associa a marcas nacionais para criar produtos que reforcem o melhor que há em Portugal. No início deste ano, criou um “Manifesto por Portugal”, que com a ajuda da Burel e dos Storytailors, lançou uma capa, que pretendia ser um “escudo” para que os portugueses não se deixem render “às intempéries destes tempos de crise”.

Sancha Trindade já foi também guia do Imagens de Marca num roteiro por Lisboa, e por locais que não se podem deixar de visitar na capital. Reveja a reportagem aqui.

artigo publicado a 2 de Agosto de 2013 no Imagens de Marca