British Assossiation (14)
Almoçar na Feitoria Inglesa do Porto é uma experiência possível apenas por convite. Todas as quartas feiras ‘the gentelman’s’ almoçam, como um símbolo da continuidade da presença Britânica na cidade e uma tradição viva, das oito companhias inglesas produtoras e exportadoras de vinho por Porto. Convidada mais uma vez pela Symington, este é um daqueles almoços pelo qual vale mesmo a pena apanhar um comboio.

Com a extinção das feitorias em Portugal, a Feitoria Inglesa (Factory House) tornou-se a sede do British Club, que se passou a designar de British Association (Associação Britânica do Porto) em 1814. O edifício construído entre 1785 e 1790 tem um desenho atribuído a John Whitehead, então cônsul britânico na cidade, embora há quem diga que John Carr, que assina o projecto do Hospital Geral de Santo António da Misericórdia do Porto, também poderá ter estado envolvido no traçado do edifício.

Antes e depois do almoço andei a explorar as salas, a biblioteca, os salões de baile, a cozinha e até a dispensa onde se guardam antigos jornais The Times. Todas as quartas-feiras há um delicioso ritual de colocar na sala onde se servem os aperitivos, o jornal do dia, mas publicado há cem anos. Assim um detalhe daqueles que adoro, assim como os do simples e deslumbrante almoço. Na companhia de Joe Álvares Ribeiro, o primeiro tesoureiro com sangue português a tomar conta desta grande casa, fui absorvendo a história desta morada tão importante da história do Porto e que hoje vos deixo em imagens.

British Assossiation (49)Pin it
British Assossiation (47)Pin it
British Assossiation (46)Pin it
British Assossiation (33)Pin it
British Assossiation (32)Pin it
British Assossiation (16)Pin it

Feitoria Inglesa
Rua do Infante D. Henrique, 8,  Porto
Tel. 223 392 980