Programa A Cidade na ponta dos dedos 0DPin it

A Cidade na Ponta dos Dedos tornou-se um blogue de culto para muita gente graças à dedicação da sua autora, Sancha Trindade. Entre propostas e dicas, o blogue transformou-se agora em programa de televisão.

“Gosto de me reinventar e desafiar. Decidi ser pioneira e apostar na nova tendência dos vídeos curtos. Sempre escrevi, mas este formato é diferente, em televisão temos de ser concisos e curtos”, explica Sancha Trindade à Fugas. O seu blogue A Cidade na Ponta dos Dedos acaba de tornar-se programa de televisão, com emissão nos canais cabo Económico TV e Canal 180.

O projecto pretende, em cinco minutos, levar os portugueses pelas ruas da cidade de forma a conhecerem o que de melhor se faz em Portugal. Porquê a cidade? A autora do projecto responde-nos a esta pergunta dizendo ser uma herança que já vem do seu pai – que era alfarrabista no Chiado – e porque “o encontro das pessoas na cidade” a fascina.

“Somos um país muito rico e com muito para oferecer, que conta com grandes paisagens e uma vasta riqueza cultural, histórica e gastronómica, tudo isto aliado com um clima óptimo”, sublinha.

Estreado na semana passada, o primeiro programa propôs aos telespectadores visitar o restaurante Mini Bar de José Avillez, no Teatro de São Luis, em pleno Chiado. Levando-nos a descobrir aquilo que aqui se pode petiscar ou beber. Sancha transporta-nos ainda até Alfama para conhecer-mos o novo hotel MEMMO. No final, dando a conhecer novas têndencias, é nos apresentada a máquina fotográfica Leica T, uma máquina inovadora produzida em Portugal.

Por enquanto o projecto televisivo do A Cidade na Ponta dos Dedos irá dar foco exclusivo às cidades do Porto e Lisboa. Duas cidades pelas quais Sancha confessa ser apaixonada e que garante estarem “na moda mundial”. Porém, este Verão os telespectadoras poderão também contar ainda com algumas fugas.

Quando questionada sobre a hipótese de vir a ter o seu programa num canal generalista a blogger afirma que tem “os pés bem assentes na terra” e que prefere ver o seu trabalho desenvolvendo-se passo-a-passo. “’O caminho faz se andando’”, declara.

Admite ser uma pessoa que vive das redes socias, pensando, assim, que divulgar nestas os vídeos curtos é uma mais-valia para o seu trabalho. “Assim estou a pensar nas pessoas, que como eu, não vêem tanta televisão e preferem ver os programas on demand”, diz-nos.

Sancha já se dedica a tempo inteiro ao seu blogue de há dois anos e confessa ser “um desafio diário”. “Porque nunca escrevi por dinheiro nem tenho conteúdos pagos na página”, afirma.

Além do blogue e do programa televisivo Sancha Trindade já publicou crónicas e artigos por diversas publicações de viagens e de moda, do Expresso à GQ PortugalVanity Fair ou Condé Nast Traveler. Mas Sancha afirma ao Fugas não considerar-se “uma jornalista. Vejo-me como uma contadora de histórias”.

A Cidade na Ponta dos Dedos versão tv estreou na semana passada e tem exibições no Económico TV e às terças-feiras e quintas-feiras no Canal 180. Os programas podem também ser vistos online no canal Vimeo de Sancha Trindade.

artigo publicado no Fugas do Publico a 2 de Julho 2014