Palácio Belmonte 08Pin it

As portas do meu querido Palácio Belmonte voltam-se a abrir para um evento cultural que surge com a ideia de intervir nas ruínas em baixo do Palácio, um dos espaços expectantes do Castelo como uma proposta que tem como missão reagir sobre temas como o da massificação e a perca de identidade, do turismo nos centros históricos.

Lançamento Palácio Belmonte 3Pin it

Eu sempre gostei do postal das paredes em ruína, que já foram em tempos fachadas de habitações e que nesta exposição, será a  base da instalação da artista catalã Camila Cañeque com a apresentação do Disoriented Pavilion, que poderá ser visitado de 4 de Julho a 4 de Agosto entre as 10h e as 24h.

Durante este mês haverá ainda diversas propostas culturais no Pátio,como projecção de filmes, música, exposições, debates e oficinas artísticas. Em baixo deixo-vos mais detalhes, mas a explorar também aqui, aqui e aqui.

Disoriented_2Pin it

FAS & Arquitecturas Film Festival
até 25 Julho das 10h30 às 16h30
O FAS está a implementar no bairro do Castelo e colina da Sé desde 2013 o Projecto Moralá Castelo de desenvolvimento socioeconómico e cultural e, de cariz comunitário que consiste na requalificação urbana do território, envolvendo e promovendo a participação da população local no processo, através da concepção de várias iniciativas culturais e recreativas terem lugar no bairro. Durante o mês de Julho promove-se uma oficina de apoio ao Projecto, que consiste na reunião e exposição do trabalho desenvolvido até hoje e na execução de uma maqueta do bairro e zona envolvente com a participação estudantes de Arquitectura do ISCTE.
16 Julho às 21h30
Cinema ao ar-livre no Pátio, duas sessões The Venice Syndrome, 80m, 2012 e Bye Bye Barcelona, 54m, 2014.

Luís Santiago Baptista, Atelier Mob
17 de Julho às 18h
Debate: ‘O arquitecto hoje, arquitectura social e trabalho comunitário’ (empreendedorismo social)
Apresentação do projecto Cozinha Comunitária Terras da Costa

Pátio Ambulante & FACA
17 a 26 de Julho das 11h às 23h
O projecto Pátio Ambulante, que promove arte no espaço público urbano, estará presente no Pátio de D. Fradique com a sua carrinha de bombeiros antiga a funcionar com gelataria e creperia. Ocupará o Pátio com um workshop de construção de móveis urbanos e uma exposição sobre os azulejos existentes no bairro do Castelo. Também haverá projecção de filmes em parceria com o Núcleo de Antropologia Visual e da Arte (NAVA).

Palacio Belmonte 13Pin it