Programa A Cidade na ponta dos dedos 0CPin it

Não foi por acaso que a apresentação do novo programa A Cidade na Ponta dos Dedos (Económico TV e Canal 180)
aconteceu no Memmo Alfama, com Lisboa em pano de fundo – o convite de Sancha Trindade é mesmo para viajar pela cidade (com passagem pelo Porto e o mundo em geral) e ver livrarias, restaurantes, cafés ou lojas.

A ideia surgiu quando a blogger (responsável pela página com o mesmo nome) estava na Namíbia e falou com uma pessoa da Google Travels que lhe falou dos short video como o futuro. “Tenho o bichinho de andar atrás das novidades”, explica. Nasceu então o programa de 16 episódios com cinco minutos cada.

Lisboa, uma cidade que acha sempre cheia de vida, não é o único alvo do programa mas é a grande protagonista. “Não sou ninguém sem esta cidade”, diz. Isto apesar de já ter vivido em Atenas ou Amesterdão. E fica o piscar de olho à revista – “vou fazer uma espécie de Time Out TV.” Não tão jornalística, já que o programa segue os gostos pessoais da autora. “Sou uma pessoa de nicho e não de massas. É preciso alguma sensibilidade para me entender porque tenho
uma escrita lírica”, remata. Para que um restaurante ou uma loja, por exemplo, sejam contemplados com a visita do
programa A Cidade na Ponta dos Dedos, têm de “contar histórias, ter alma e um lado humano. Têm de ser espaços com detalhes pensados e cuidados.” Parecem muitos os pré-requisitos, mas no fundo o conceito da autora é só um: sentido de excelência.

Sancha Trindade espera daqui a uns anos ser uma mulher quase nómada, estar em muitos lugares e continuar com a capacidade de se reinventar. Ainda assim, deseja continuar a viver em Lisboa. “É uma das melhores cidades do mundo para viver.” E onde há muitos alfarrabistas, a profissão do pai que a fez adoptar uma visão do mundo que se revela na
escrita que agora empresta ao programa.

O primeiro episódio já foi para o ar na semana passada. Os outros, pode segui-los, na ponta dos dedos (via telecomando), todas as quintas-feiras às 22.00.

artigo publicado na Time Out Lisboa a 2 de Julho de 2014

untitledPin it