Santini Atlântico um sabor Cidade na ponta dos dedos  Video (7)Pin it

Sancha Trindade, a autora do blogue – e agora programa de televisão – A Cidade na Ponta dos Dedos, desafiou a marca de gelados Santini a criar um gelado com “sabor” Atlântico.

É um “gelado estival que tem como missão homenagear a costa e ilhas de Portugal”, diz Sancha Trindade. A ideia foi criar um sabor que fosse espelho de Portugal e do blogue que gera e designa por “plataforma Atlântica”.

Os ingredientes escolhidos têm uma história: lúcia-lima porque lhe lembra os Verões passados com a avó materna – em que bebia “um chá de lúcia-lima que acalmava as atlânticas noites de Verão”; o gengibre porque considera a costa atlântica “diferente dos outros mares do mundo, onde a sensualidade e a intensidade marcam quem mergulha nas nossas águas”; e a laranja porque “é um fruto que transpira não apenas assertividade mas também veludo na sua parte mais doce”.

A autora diz que foi um “grande desafio colocar os aromas numa receita de gelado”. Eduardo Santini, que aceitou a proposta, confirma: “O maior desafio foi encontrar uma ligação entre os sabores” explicou em entrevista no programa de televisão que a blogger apresenta. “É uma conjugação [de ingredientes] espectacular mas na ordem errada podia não ficar tão bem”. A base é, então, a lúcia-lima e só depois vem o gengibre e a laranja.

“Nem toda a gente vai ter a mesma sensação, vão fazer viagens completamente diferentes. Há pessoas que descobrem facilmente a lúcia-lima, há pessoas que vão descobrir primeiro o gengibre e há outras que vão encontrar logo a laranja”, diz.

Sancha Trindade já se tinha associado a marcas portuguesas. Em Fevereiro de 2013, a autora juntou-se à dupla de criadores portugueses Storytailors e à Burel e lançou uma capa comprida vermelha (em alusão ao tradicional Capuchinho Vermelho). Meses depois, no Verão, foi a vez da cerveja Sovina se transformar em Sovina Atlântica.

O novo gelado com sabor Atlântico está disponível até ao final do Verão na rede de lojas Santini em Cascais, Chiado, São João do Estoril e Carcavelos por 2,70 euros o cone ou copo pequeno, o médio a 4,70  e a 6 euros o copo maior.

Santini Atlântico, um sabor Cidade na ponta dos dedos from Sancha Trindade on Vimeo.

artigo publicado a 6 de Agosto de 2014 no Público life&style gastronomia