O fotógrafo Fernando Guerra foi o grande vencedor da edição do Arcaid Images Architectural Photography Award 2015. Das vinte fotografias finalistas, quatro delas pertenciam a este fotógrafo de arquitectura português, aclamado internacionalmente: uma de um projecto na Ilha do Fogo em Cabo Verde – O Parque Natural do Fogo (duas fotografias, uma na categoria de Sense of Place e outra no categoria de Buildings in Use) e uma outra na categoria de Interiors, uma fotografia de um projecto do arquitecto Pedro Gadanho em Torres Vedras.

Selecionada por um painel de júris reunidos em Singapura, foi realçada a capacidade para ‘traduzir a sofisticação da arquitectura em duas dimensões legíveis e reconhecidas’. Nas palavras partilhadas pelos jurados ‘a própria arquitectura é sempre o foco, a imagem apenas o meio e o grande nível das fotografias tonou mais difícil a escolha’. A forma como as imagens foram percebidas e sentidas através da criatividade e inspiração dos fotógrafos sustentou a decisão, que deu a vitória ao fotógrafo português.

Fernando Guerra FGSG A Cidade na ponta dos dedos Sancha TrindadePin it

As fotografias de Fernando Guerra não são apenas fotografias de arquitectura. São registos de uma viagem interior. São registos de um homem que percorre o mundo, livremente, de asas abertas. A sua alma narra a vida dos edifícios, observando tudo o que os move e a beleza dos seus movimentos, imortalizam imagens reveladoras de uma enorme paixão.

Invisível. Assim se move o caçador de memórias, que num registo de humildade e muitas vezes em duelo com a fúria do tempo e da natureza, regista na sua missão, o essencial. Como um mensageiro. Revelam-se assim momentos exactos, imortalizados por um fotógrafo que se esconde, em silêncio, por entre corredores e paredes de muralhas edificadas. Regista-se a essência, o conceito da obra, a criação do arquitecto, numa dança que não prescinde da presença dos humanos, dos seus movimentos, dos seus destinos e o que os movem, na mais cúmplice (sua também) beleza dos dias.

Destemido da democratização dos meios e sem medo da partilha da sua alma, o seu trabalho revela a liberdade de uma marca de água. Com um nome elevado aos olhos do Mundo confirma-se mais uma vez a sua constante narrativa aberta. Histórias que se contam, em segundos exactos, irrepetíveis, captados pela sua objectiva interior. Que desde a frescura da madrugada à intensidade da noite mais profunda, se revelam em ritmos. Dos viajantes, da natureza, dos lugares. Sempre com a sua pulsação, mas também a do Mundo sempre volátil, à mercê de um tempo, tantas vezes intransigente. Assim vai eternizando as criações dos arquitectos do planeta.

E é na certeza dos movimentos da humanidade, ou nos amarelos vivos dos edifícios que não desbotam, mas também nos da sua vida, que a sua alma – a tal que vai partilhando com o Mundo – não compactua com a fragilidade do tempo. E é também por isso, que ontem, mas também hoje, com ou sem medalhas ao peito, o nomeio.

É, será sempre. Um poeta de imagens.

Fernando GuerraPin it

FG Edition Accessories A FG Edition Accessorie uma linha de acessórios de Fernando Guerra e que este Natal lança mais uma edição de alças para câmaras fotográficas. O projecto partilha as cidades do Mundo por onde vai passando o fotógrafo português. Cada alça é um organismo vivo, de fabrico artesanal com materiais naturais agradáveis ao toque e que perdurem no tempo, construindo assim e no testemunho do desgaste cosmético, a sua própria história através das aventuras de quem deambula pelas ruas e moradas de máquina ao peito. Nos ingredientes, tecidos invulgares, deliciosa camurça e outras peles intemporais costuram com linhas de paixão, as alças e os terminais sem uma única peça metálica. Uma marca que Fernando Guerra criou por paixão mas sobretudo por testemunho de quem deambula pelo mundo no encontro de imagens irrepetíveis.

Mais info em ultimasreportagens.com ou em edition.fernandoguerra.com.

FG Acessories 3 A Cidade na ponta dos dedosPin it

Mais um prémio 

Ao fecho desta edição, Fernando Guerra ganhou também recentemente o Grande Prémio de Fotografia do reconhecido site Plataforma Arquitectura ligado ao ArchDaily – plataformaarquitectura.cl –  com o seu trabalho fotográfico sobre a obra da Faculdade de Economia e Negócios da Universidade Diogo Portales de Santiago do Chile. Este projecto foi o eleito online pelos leitores do site, entre mais de mil projectos na América do Sul.

artigo publicado a 11 de Dezembro de 2015 na revista Fora de Série do Diário Económico

 

DE Fora de Série_Dez 2015-Fernando Guerra, Um prémio a um MensageiroPin it