E se as ruas da cidade fossem diferentes? Este Natal A Cidade na ponta dos dedos lança o seu primeiro projecto social. O projecto ‘Todos temos uma história’ para pelo nascimento de um Chá que tem como missão pôr os portugueses a sorrir para os idosos que passam na rua.

O Chá sem fins lucrativos e com uma missão solidária, é produzido pela Companhia Portugueza do Chá, uma marca que me é muito querida e que escolhi para produzir o Chá, porque é uma loja que “apesar de ser uma marca recente é uma marca que acompanha a verdadeira identidade de Lisboa, tema que me preocupa bastante com o aumento do turismo”. O projecto que conta também com um video documentário, tem como principal missão uma reflecção sobre o tema do abandono dos idosos em Portugal.

sancha-trindade-e-sebastian-filgueiras-1Pin it

A missão do projecto é reduzir o impacto da solidão e isolamento melhorando, com a criação de um Chá que reverte o lucro integral para uma associação que ajuda em Lisboa mais de cento e vinte idosos, a Associação Mais Proximidade Melhor Vida. O Video (em baixo neste post) tem como missão sensibilizar os habitantes das cidades para os idosos que passam na rua. Um sorriso, um ‘bom dia’ ou dois dedos de conversa mudam o dia de muitos idosos, que circulam em Lisboa e que sofrem de solidão extrema.

Portugal é o pais mais envelhecido da Europa. 34,2% da população tem mais de 65 anos. Lisboa é a cidade capital mais envelhecida do continente Europeu. 71% da população residente, com mais de 50 anos está reformada. Cerca de 50% da população idosa tem muita dificuldade ou não consegue realizar pelo menos uma de seis atividades básicas do dia a dia. Estas dificuldades afetam mais de um milhão de idosos em Portugal. Mais de metade das quais vivem sozinhos ou acompanhadas apenas por outros idosos.

Mas, nas cidades, a solidão não afecta apenas a população idosa. As redes sociais ajudam a compensar a ausência de contato, mas não substituem a interação ao vivo e a importância dos afectos. Nós somos os idosos de amanhã.

cha-atlantico-todos-temos-uma-historia-1Pin it
todos-temos-uma-historia_a-cidade-na-ponta-dos-dedos-de-sancha-trindade0Pin it

Todos temos uma história from A Cidade na ponta dos dedos on Vimeo.

Sobre a Associação Mais Proximidade Melhor Vida
A Associação Mais Proximidade Melhor Vida apoia mais de 120 idosos residentes na Mouraria e Baixa Pombalina. Esta conta com a ajuda de uma rede de voluntários e existe com a ajuda de doações bancárias que ajudam esta família de idosos, muitos deles acamados. Mais aqui.

Porquê Chá Atlântico
“Atlântico”, porque a Atlanticidade é o carimbo de todos os produtos ‘Cidade na ponta dos dedos’. Depois do lançamento em 2013 da Sovina Atlântica e do Santini Atlântico em 2014, o Chá Atlântico é o terceiro produto lançado mas o primeiro com cariz social.

Sobre a Companhia Portugueza do Chá
A Companhia Portugueza do Chá dedica-se à seleção e importação dos mais finos Chás do Mundo. As grandes colheitas, os afamados jardins e as maravilhosas composições perfumadas chegam ao balcão do número 105 da Rua Poço dos Negros oriundos de exóticas paragens, onde passa também a Atlânticidade Açoreana. Lisboa e Portugal tem com esta marca nacional uma verdadeira Companhia dedicada exclusivamente às mais finas folhas dos mais bonitos jardins do Mundo. Mais em aqui.

Onde comprar?
Companhia Portugueza do Chá
Rua do Poço dos Negros 105, Lisboa Tel. 213 951 614

sancha-trindade-e-sebastian-filgueiras-2Pin it
cha-atlantico-todos-temos-uma-historia-2Pin it