Esta semana almocei no Ritz Four Seasons para testemunhar a apresentação da JFC Heritage Designers que nos transporta no tempo. Qual mesa Vatel ou Downtown Abbey, esta empresa que organiza há uma década eventos lindos em toda a parte do Mundo e já organizou jantares, imaginem, na Capela Sistina.

Num compasso demorado de um almoço estival, apenas vinte convidados (obrigada pelo privilégio) para abrir os panos de uma empresa que promete aos futuros eventos portugueses o melhor espetáculo do Mundo.

jfcheritage-ritzlisboa-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade5Pin it
jfcheritage-ritzlisboa-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade1Pin it
jfcheritage-ritzlisboa-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade2Pin it
jfcheritage-ritzlisboa-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade3Pin it
jfcheritage-ritzlisboa-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade4Pin it

Para contar a história desta inspirada dupla que elogia a morada que considero mais sagrada numa casa, a mesa de jantar, Jean-François Le Dû, francês e há mais de trinta e seis anos protagonista incontornável e exigente universo da criação de eventos em Paris e no Mundo e Carlos Pimenta Machado, bem português, com uma vasta experiência na área de hotelaria de luxo, partilham a paixão pela arte de receber bem (muito bem), ao estilo da mais pura tradição francesa.

Nas suas criações, a mesa conta sempre uma história. Sempre inspirados por cenários idílicos – seja em Viena, na Sala do Trono de Hofburg – em Roma, num dos míticos estúdios utilizados por Fellini, décors antigos romanos de quatro metros de altura, recrearam como um deslumbrante jardim sobre a via Appia – ou noutros espaços também deslumbrantes por este mundo fora, Jean-François e Carlos erguem conceitos criados de raiz , muitas vezes com peças produzidas, imaginem o luxo, para um evento específico.

Os objetos decorativos de luxo utilizados estão sempre associados à produção manual de artesãos europeus, sempre parceiros de exceção nas suas criações, inspirada nos grandes ourives dos séculos passados. Sejam em cristal, prata, coral ou outros materiais nobres, todos oselementos constituem, na sua forma e execução, um modo de perpetuar a história e atradição.

No portfólio de memórias, um aniversário de um aristocrata europeu, grande colecionador de arte contemporânea, para o qual organizaram, na sala do trono do Palácio Tsarsköie Selo ou Palais de Catherine, um jantar para duzentos convidados, criando um cenário ultra- moderno com centros de mesa desenhados especificamente para a ocasião, numa atmosfera branca envolta em cristal, evocando a entrada de um Doutor Jivago, quando, lá fora, os jardins se revestiam de neve.

Também em Pequim, quando foram chamados a projetar o ambiente de um jantar sentado de oitocentos pessoas, para assinalar a abertura do primeiro museu privado de arte contemporânea da China. Tudo se passou num salão industrial de dois mil metros quadrados , que recriaram como sala de jantar, com mesas que mudavam de cor durante o jantar, cadeiras Stark, centros de mesa, louça e acessórios criados especialmente para a ocasião.

Já num evento de dois dias, um casamento de dois dias em Paris e quatro dias em Veneza, um hotel particular familiar situado sobre os Champs Elysées foi a morada escolhida para um cocktail para quinze centenas de convidados das áreas da política, finança e arte, seguido de um jantar para trezentos e cinquenta convidados evocando uma sala de jantar de 1930, com toalhas de mesa de linho bordadas à mão e centros de mesa de flores brancas. Cenários lindos para descobrir nas imagens que partilho em baixo mas também aqui.

Abram as portas do Palácios nacionais, que o espetáculo vai começar. :-)

jfcheritage-ritzlisboa-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade11_scuola-grande-di-san-rocco_venicePin it

Scuola Grande di San Rocco em Veneza

jfcheritage-ritzlisboa-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade10_villa-y-collazi_florencePin it

Villa Y Collazi em Florença

jfcheritage-ritzlisboa-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade9_palazzo-di-vecchio_florencePin it

Palazzo di Vecchio em Florença

Pin it

Biblioteca Nacional de Viena

jfcheritage-ritzlisboa-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade7_chapelle-des-beaux-arts-parisPin it

Chapelle des Beaux Arts em Paris

jfcheritage-ritzlisboa-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade6_palais-garnier-parisPin it

Palais Garnier em Paris