Já em espírito estival e mesmo antes de ir a mergulhos no Atlântico fui espreitar a grande novidade do Bairro do Avillez, a Cantina Peruana assinada pelo chef Diego Muñoz. Para quem não sabe este chef que representa uma nova geração de talentos que procuram promover a divulgação da herança cultural sul-americana pelo Mundo. Considerado pelo The New York Times como um dos quatro chefs nómadas a acompanhar, o chef Diego Muñoz é um dos chefs da sua geração que promove o espirito sul americano no Mundo. E quem não adora esse tão único espírito latino?

Eu sou suspeita porque sou completamente viciada em ceviche e ia lá perder a orquestra deste chef que conta também com a colaboração de José Avillez. O nosso Príncipe do Chiado ajudou na selecção do peixe português mais adequado aos pratos e com algumas sugestões relacionadas com o gosto português.

cantina-peruana-diegomunoz-joseavillez-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade9Pin it
cantina-peruana-diegomunoz-joseavillez-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade11Pin it

O percurso de Diego Muñoz começou no Le Cordon Bleu, e depois de passagens por Paris e Canadá e El Bulli em Espanha, onde conheceu José Avillez. pelo caminho abriu o 1111 Peruvian Bistro em Miami, e o Belmond Andean Explorer, o primeiro hotel-comboio de luxo, que atravessa os Andes peruanos numa das rotas ferroviárias – com a maior altitude do Mundo – uma experiência imperdível.

De regresso ao primeiro andar do Bairro do Avillez, o ambiente mantém-se com a pinta do costume, com o atelier AnahoryAlmeida a assinar uma atmosfera com cores alusivas à cultura peruana e uma instalação com peças artísticas inspiradas no mar, da autoria da talentosa Cátia Pessoa do Estúdio Caulino.

Abrindo a carta há um menú de degustação, mas o chef dividiu a Cantina Peruana em 6 Mundos. Comecemos pelo primeiro, o Mundo Cru e Frio: Costa Peruana que elogia a forte ligação dos peruanos ao mar e inclui os tiraditos e os ceviches, o prato mais emblemático do Peru, preparado de uma forma tradicional.

No Mundo Brasas: Ruas de Lima que remete para os sabores e aromas dos grelhados preparados na rua que tanto unem os peruanos em torno da conhecida animação à volta da comida.

No Mundo Frituras: Cantina Peruana, encontram-se os típicos fritos acompanhados com molhos que os peruanos tanto gostam de partilhar.

O Mundo Andino: Cultura Milenar reflecte a convivência entre os peruanos dos Andes e a natureza e inclui pratos com produtos que a Mãe Terra – ‘Pachamama’ – cria e preserva para os habitantes do planeta.

No Mundo Wok: Peru China, prepare-se para render-se a pratos de arroz cozinhado no wok que resultam da influência da comunidade chinesa no Peru.

cantina-peruana-diegomunoz-joseavillez-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade1Pin it
cantina-peruana-diegomunoz-joseavillez-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade3Pin it
cantina-peruana-diegomunoz-joseavillez-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade14Pin it
cantina-peruana-diegomunoz-joseavillez-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade4Pin it
cantina-peruana-diegomunoz-joseavillez-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade6Pin it
cantina-peruana-diegomunoz-joseavillez-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade7Pin it
cantina-peruana-diegomunoz-joseavillez-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade8Pin it
cantina-peruana-diegomunoz-joseavillez-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade12Pin it
cantina-peruana-diegomunoz-joseavillez-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade15Pin it

O Mundo Doce: Costa: Serra e Selva que inclui sobremesas que resultam da tradição peruana e da confluência das culturas inca e espanhola. É o caso do Sorvete de Pisco Sour, o típico Torrão de Anona ou da Mousse de Chocolate Peruana. A imagem fala por si!

cantina-peruana-diegomunoz-joseavillez-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade13Pin it
 
cantina-peruana-diegomunoz-joseavillez-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade16Pin it

A proposta dos chefs é que esta orquestra de sabores começa no Pisco Bar Lisboa, um bar que promete alegrar Lisboa com esta famosa bebida espirituosa produzida no Peru desde o século XVI. Apreciada pura ou em cocktails que podem acompanhar o jantar, a promessa é deixra-nos a levitar de boa disposição, não fossem eles apresentados em quatro Mundos: os Exploradores, Los Sours, Chilcanos e Outros Peruanos em Portugal. É o Bairro do Avillez desta vez abraçado ao Mundo com um inconfundível espírito latino de terras peruanas.

cantina-peruana-diegomunoz-joseavillez-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade17Pin it
cantina-peruana-diegomunoz-joseavillez-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-sancha-trindade18Pin it