Isto. Isto?

Exactamente, tal como escrevi. Não adoram o nome? Eu rendi-me logo e para perceberem o significado numa única frase, imaginem uma marca portuguesa, cuja missão, é uma redução do desperdício, o consumo consciente, a qualidade dos materiais, os mesmos orgânicos, a produção nacional e minhas senhoras e meus senhores, a tão importante e urgente sustentabilidade. Em poucas palavras a Isto enche as medidas das palavras ‘independente’, ‘soberbo’, ‘transparente’ e ‘orgânico’.

isto-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-de-sancha-trindade-sancha-co-todos-os-direitos-reservados-28Pin it

O estado de consciência é uma ideia da autoria do publicitário Vasco Mendonça, do designer Pedro Gaspar e do gestor Pedro Palha, que um dia acordaram preocupados com a falta de qualidade e sustentabilidade dos básicos para homem. Inspirados na biografia de Yvon Chouinard, fundador da marca Patagónia, marca que faz da sustentabilidade a sua bandeira e na dificuldade que tinham em encontrar uma camisa, que preenchesse essa responsabilidade, criaram em conjunto a Isto.

isto-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-de-sancha-trindade-sancha-co-todos-os-direitos-reservados-25Pin it

A marca já existe desde 2017, mas abriu portas recentemente no lindíssimo edifício da Embaixada no Príncipe Real. O mote estava lançado: criar peças de roupa masculinas e unisexo que conciliasse uma natureza mais funcional e utilitarista da peça, sem desprezar o lado estético. “Queríamos fazer básicos bem feitos, produzidos a partir de bons materiais, com uma relação mais transparente com os consumidores, através da partilha dos custos de produção de cada artigo – e com a confecção a utilizar materiais tendencialmente orgânicos e mais sustentáveis”, explicam. Além disso, a produção tinha de ser nacional, claro está, já que o que é nacional é bom.

isto-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-de-sancha-trindade-sancha-co-todos-os-direitos-reservados-31Pin it
isto-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-de-sancha-trindade-sancha-co-todos-os-direitos-reservados-18Pin it
isto-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-de-sancha-trindade-sancha-co-todos-os-direitos-reservados-29Pin it
isto-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-de-sancha-trindade-sancha-co-todos-os-direitos-reservados-20Pin it

Para a grande estreia pensaram em dois básicos, uma t-shirt branca e uma camisa Oxford. Lançaram-se por esse país fora, visitaram fábricas e mais fábricas, conheceram materiais e criaram um conceito responsável e alinhado com os melhores valores do mundo, um modelo assente na transparência na qual o cliente tem aces- so ao custo do tecido, da etiqueta, da produção, do transporte e da embalagem. Dá para imaginar? É ou não é muito a frente este manifesto de transparência?

isto-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-de-sancha-trindade-sancha-co-todos-os-direitos-reservados-23Pin it
isto-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-de-sancha-trindade-sancha-co-todos-os-direitos-reservados-22Pin it

Lançada primeiramente online, a Isto tomou como embaixadores de estreia, o artista plástico Pedro Batista, o cervejeiro Bruno Carrilho (fundador da Fábrica Musa), ou o director creativo Kevin Iman. Paralelamente, e em eventos pontuais foi-se apresentando ao público em eventos pop-up e mercados.

Hoje está numa das salas mais desejadas da Embaixada do Príncipe Real, onde juntam as suas camisas e t-shirts a um tote bag que anda a inundar a cidade de um azul lindo, muito específico. O espaço é partilhado com peças da Útil, o projecto de mobiliário português a cargo de Manuel Amaral Netto, e de cerâmica da autoria de Cécile Mestelan.

E é ‘Isto’, pela transparência, pela independência e pela responsabilidade, uma marca portuguesa que merece uma visita na Embaixada ou no lindíssimo site da marca e que vai fazer toda a diferença nos valores do Mundo.

isto-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-de-sancha-trindade-sancha-co-todos-os-direitos-reservados-16Pin it
isto-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-de-sancha-trindade-sancha-co-todos-os-direitos-reservados-21Pin it
isto-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-de-sancha-trindade-sancha-co-todos-os-direitos-reservados-24Pin it
isto-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-de-sancha-trindade-sancha-co-todos-os-direitos-reservados-19Pin it
isto-a-cidade-na-ponta-dos-dedos-de-sancha-trindade-sancha-co-todos-os-direitos-reservados-27Pin it

© photos Isto e Sancha Trindade

Isto
Praça do Príncipe Real, 26 Lisboa
917 578 186
website . facebook

Para me seguir no instagram procure Sancha.Co
To follow me on instagram find Sancha.Co